Luxo, requinte, classe e austeridade marcam a composição da peças no desfile de Primavera Verão 2033 da DIOR na Semana de Alta Costura em Paris. Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior, apresenta sua coleção de alta costura inspirada em Josephine Baker com modelos que mostram o glamour dos anos 20 e um resgate à elegância tradicional do savior a faire da casa DIOR.
Quem é Josephine Baker?
Josephine Baker foi uma dançarina e espiã norte-americana que encantou salões de festa e lutou na Segunda Guerra. Ela foi a primeira mulher negra a ser homenageada no Panteão de Paris. Contam os relatos históricos que Josephine Baker se mudou para a capital francesa nos anos 20, onde foi consagrada como um ícone do glamour nos palcos e, segundo a revista Vogue Brasil. “suas fotos em preto e branco são até hoje uma autobiografia do vestuário francês”.
A interpretação de Maria Grazia Chiuri para DIOR.
Na passarela da Dior, canutilhos, cinturas baixas, seda, veludo e franjas ao melhor estilo flapper girl se contrastam com ternos e peças vindas do guarda-roupa masculino, como já é tradição nas coleções de Maria Grazia.
Maria Grazia Chiuri apresentou perfeitos terninhos de alfaiataria com saias cano médio, vestidos com brilhos metálicos e franjas, duas das tendências mais fortes da alta costura para a próxima estação, além de peças opulentas e maravilhosas em cores veludos como verde, ocre ou roxo e detalhes requintados como golas de penas, rendas ou bordados totalmente feitos à mão.
A decoração do Desfile
Maria Grazia Chiuri convidou a artista afro-americana Mickalene Thomas para produzir o cenário da nova coleção da Dior. A artista, que trabalha com pinturas e retratos, celebrou outras mulheres negras que romperam barreiras ao longo da história assim como Josephine, da atriz Diahann Carroll à cantora Nina Simone.
Alcance digital
Mais de 16.500 pessoas acompanharam o show via streaming do perfil da casa no Instagram e mais de um milhão viram o show no YouTube da marca. Um espetáculo maravilhoso em que o luxo austero, sofisticado e impecável das criações de Maria Grazia Chiuri nos fez sonhar com mais uma temporada.