Texto de Laine Furtado
@fashionandtravelreporter
O Museu Gucci em Florença (no espaço do Gucci Garden) e um ponto turístico que merece ser visitado em Florença. O museu está localizado no histórico Palazzo della Mercanzia (Palácio da Mercadoria) na Piazza della Signoria. Idealizado pelo diretor criativo Alessandro Michelle, as salas de exposição no The Gucci Garden Galleria têm curadoria da crítica Maria Luisa Frisa. O edifício sofreu uma importante restauração em 1905, e novamente fi restarado para a inauguração em 26 de setembro de 2011, como sede do Museu Gucci, aberto em ocasião do 90° aniversario da marca florentina Gucci.
Conhecer o local foi algo muito especial e quero compartilhar cada detalhe da minha visita ao Gucci Museo e a estrutura doGucci Garden, e o jantar no Gucci Giardano 25.
Dividida em uma série de salas temáticas, a Gucci Garden Galleria narra a nova visão da Maison enquanto celebra os arquivos da marca, incluindo antigas campanhas publicitárias, imagens de artesãos e objetos retrô.
A viagem dentro do espaço expositivo que se estende por dois andares começa dentro de ‘Guccification’, a sala onde o motivo Double G se apresenta de várias formas até seu estado transgressor criado pelo artista Trouble Andrew para Gucci Ghost e as últimas formas de escrever o nome da Maison —Guccy, Guccify e Guccification—encontrado por Alessandro Michele através de tags no Instagram.
‘Paraphernalia’ é uma sala dedicada a códigos e símbolos de assinatura que definem a identidade da Gucci, enquanto ‘Cosmorama’ revela o cliente histórico da Gucci e a evolução do Crest.
A galeria continua no segundo andar com “De Rerum Natura”, duas salas que lembram museus de história natural e exploram a curiosidade de Alessandro Michele por animais e jardins – uma parte vital da nova narrativa da Gucci.
A jornada sensorial termina com ‘Ephemera’, um ambiente onde o olhar do presente compõe paisagens de objetos, vídeos e recordações que refazem a história da Casa.
O Gucci Garden Galleria também inclui um pequeno auditório de cinema com tendas de veludo vermelho, apresentando uma prévia de Zeus Machine/Phoenix, um curta-metragem do grupo de cineastas ZAPRUDER.
ACIMA, A LOJA DA GUCCI QUE FICA DENTRO DO GUCCI MUSEO. ABAIXO. O GUCCI OSTERIA RISTORANTE
Se você é um apaixonado por história da moda não pode deixar de conhecer. E depois do tour, aproveitar para comer no Gucci Osteria ou no Gucci Giardino 25, restaurantes da marca que fazem parte da história da Gucci em Florença!
O Gucci Osteria tem a frente o chef Massimo Bottura. Massimo não é apenas um famoso chef italiano, mas foi amigo de infância da família Gucci. Por isso é natural que seu nome esteja por trás do restaurante no carro-chefe da Gucci em Florença. Gucci Osteria é um casamento de mentes entre o chef Massimo Bottura, estrelado por Michelin, e o diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele.
O restaurante faz parte do novo complexo Gucci Garden, o renovado Gucci Museo ao lado do Palazzo Vecchio de Florença que inclui uma loja que vende produtos exclusivos da Gucci. O lugar é super sofisticado e para poder um lunch ou jantar no restaurante, mas tem que reservar com 6 meses de antecedência. Existem outras localidades para você comer no Gucci Osteria. Pode ser em Florença, Beverly Hills, Tóquio ou Seul.
Outro restaurante é o Gucci Giardino 25, a mais recente adição ao Gucci Garden, que engloba toda a experiência Gucci em Florença. O espaço multidisciplinar colaborativo e criativo projetado pelo diretor criativo Alessandro Michele foi inaugurado em janeiro de 2018.
O nome, Gucci Giardino 25 fala de sua conexão com Gucci Garden (giardino é a palavra italiana para jardim) e inclui um número (o 25) que é significativo para Alessandro Michele e frequentemente visto em suas criações.
Inspirando em um dos inquilinos anteriores do local, um florista histórico, o Gucci Giardino 25 é caracterizado por um senso de maravilha e contrastes harmoniosos, brincando com os códigos da Casa e seus arredores florentinos, enquanto desenham a partir das cores, aromas e exuberância de uma floricultura.
LAINE FURTADO NO GUCCI GIARDINO 25 E NA FOTO EM DESTAQUE, A ENCHARPE GUCCI GARDEN, TEMA DO LOCAL.