{gallery}Vinhedos{/gallery}
Em 24 de maio de 1976, uma degustação de vinhos em Paris mudou para sempre a visão do mundo sobre os vinhos da Califórnia, quando o comerciante Steven Spurrier fez uma degustação de vinhos em um hotel no centro de Paris e os vinhos de Napa e Sonoma Valley conseguiram os melhores ratings.
Hoje, são mais de 400 vinícolas produzindo os melhores vinhos dos Estados Unidos e alguns dos melhores do mundo.
A região de Napa Valley e Sonoma estão conquistando o coração e o paladar de quem viaja pela Califórnia. Montanhas no entorno da pequena Calistoga Discretas, Napa e Sonoma Valley, são locais de turismo que recebem 4 milhões de visitantes por ano.
Os charmosos restaurantes, vinícolas e wine bars ao longo da Highway 29, a estrada que liga Napa a Yountville e mais ao norte, a Calistoga e Santa Helena. A Califórnia responde por 90% do vinho americano e se fosse um país, seria o quarto produtor mundial, atrás apenas de França, Itália e Espanha.
Napa e a vizinha Sonoma contribuíram com o qualitativo de gastronomia e vinhos. A viagem de San Francisco a Napa dura cerca de 1h30, e você pode curtir a Golden Gate. Passada a ponte, o azul do Pacífico vai ficando para trás e uma imensidão de parreiras começam a dominar a paisagem. Ao chegar em Napa Valley, o cenário é marcado pelas Montanhas Mayacamas, a oeste, e outra cordilheira, a Vaga, ao leste.
A combinação de clima, relevo, solo e a umidade que vem do Pacífico fazem da região uma das mais estimulantes para a produção vinícola. Há atrações para alguns bons fins de semana de degustação.
Nas vinícolas, os funcionários capricham para proporcionar momentos inesquecíveis. Um boa opção do local é o Trem do Vinho, cujos vagões, de 1910, foram reformados para os passeios enogastronômicos. A comida servida a bordo tem requinte gourmet.
DE ACORDO COM O UNITED STATES CENSUS BUREAU, O CONDADO POSSUI UMA ÁREA DE 2 042 KM², DOS QUAIS 1 938 KM² ESTÃO COBERTOS POR TERRA E 104 KM² POR ÁGUA.
A COMBINAÇÃO DE CLIMA, GEOGRAFIA E GEOLOGIA PROPORCIONA UM AMBIENTE ADEQUADO PARA O CULTIVO DE UVAS DE QUALIDADE PARA PRODUÇÃO DE VINHOS. O VALE DE NAPA É CERCADO PELA MONTANHAS MAYACAMAS A OESTE E A LESTE PELAS MONTANHAS VACA.