O desfile “La Vacanza” da Versace, co-projetado por Dua Lipa e Donatella, aconteceu em Cannes no dia 23 de maio e o resultado não decepcionou. Buscando inspiração nas coleções de Outono/Inverno de 1992 e Primavera/Verão de 1995 do Atelier Versace, a oferta co-projetada consistiu em camisas fluidas de seda, calças amplas sob medida e tops com fivelas, combinados com minissaias metálicas, biquínis sensuais e looks de rede, seguindo as referências da icônica era das supermodelos dos anos 90.
Com uma paleta de cores de verão em tons pastel, como “Azul Azur” e “Lavanda”, a coleção ganhou vida com brilho metálico, malha de cristal e couro pastel, tudo fundamentado no motivo de borboleta característico de Lipa.
Quanto ao início da parceria, fica claro que tem sido uma colaboração contínua desde o primeiro dia para ambos. “Nós temos uma relação tão duradoura e Donatella me apoiou desde o começo, desde a performance no Brit Awards que foi incrível e muito especial para mim, e então tivemos três momentos nos Grammy juntas”, disse Lipa durante uma coletiva de imprensa.
Embora o preto fosse uma das cores mais esperadas nas peças da colaboração da cantora e da estilista, as flores, os tecidos metalizados e as cores rosa e azul fizeram parte da versátil coleção. Quanto ao restante da coleção, fica claro que o vasto conhecimento de Lipa sobre a história da Versace foi útil, pois os principais códigos da casa foram traduzidos em temas-chave.
Utilizando a estampa reconhecível de borboletas e joaninhas, originalmente apresentada na coleção Primavera/Verão 1995 da Versace, La Vacanza cria todos os itens necessários para o verão – biquínis, scrunchies (elásticos de cabelo), mini vestidos e mules, apenas para citar alguns.
Mantendo-se no assunto, a coleção ainda apresenta algumas peças de acessórios, todas projetadas com a assinatura da Medusa e da Greca, adornadas com borboletas e joaninhas de cristal pintadas à mão.
Na passarela, muito pink numa alusão ao filme Barbie, cores em tons pastel, polk dots, e até tecido toalha, com minissaias, recortes e tops minúsculos lembraram a moda Y2K, que retornou no final de 2022 e está em alta este ano. Blazers oversized contrastaram com crop tops, e, é claro, os calçados com tiras até os joelhos, muito característicos da Versace, puderam ser vistos nas passarelas.