“A moda sai de moda, o estilo jamais.”
Coco Chanel
A ligação de Chanel com o mundo da moda começou em 1910, em Deauville, onde ela passou a trabalhar em uma loja de chapéus. Coco, maneira como era chamada pelos – poucos – amigos, criou os alicerces de uma elegância feminina única, ao longo de uma vida em que o trabalho sempre ocupou o lugar principal.
O apelido “Coco” surgiu quando ela ainda cantava em cabarés para oficiais da cavalaria francesa, em meados de 1905 e significa “querida”. Ao que tudo indica foi em função da música “Qui qu’a vu Coco”, que cantava com frequência em suas apresentações.
No dia 10 de janeiro de 1971 morria NO RITZ HOTEL, em Paris, Gabrielle Bonheur Chanel, aos 87 anos de idade. SÃO 48 ANOS SEM A ESTILISTA QUE REVOLUCIONOU A MODA. ‘
CLASSIC 2.55
A primeira bolda de Coco Chanel surgou em 1929 e em fevereiro de 1955 surgiu a 2.55, inspirada nas pastas estilo carteira usadas pelos mensageiros na II Guerra. O nome 2.55 foi dada pela data de sua criação: Fevereiro de 1955. O couro matelassado, agora um sinônimo da marca, é uma homenagem ao amor que Coco tinha por cavalgar.
BLACK DRESS
Em 1926, Coco Chanel incluiu um vestido pretinho básico curto em uma coleção que foi publicado na revista Vogue americana. Em 1955, o modelo eternizado por Audrey Hepburn, numa criação de Givenchy, no filme “Bonequinha de Luxo”, tornou-se sinônimo de elegância. O vestido original está no Museum at the Fashion Institute of Technology, tendo sido doado ao museu pelo empresário Georges Gudefin.
CASACO DE TWEED
A jaqueta de tweed da Chanel, lançada em 1954, segue atemporal, supera modismos e exalta os valores da marca centrados na modernidade e criatividade de Coco Chanel. O tecido, inicialmente utilizado apenas no vestuário masculino foi transformado em um clássico quando a estilista lançou o primeiro casaco de tweed feminino.
CHANEL N 5
Em 1920, cria o perfume que iria convertê-la numa grande celebridade, o Chanel Nº 5.[14] O nome se deve ao fato de ter sido a quinta fragrância apresentada a ela, para que escolhesse, e porque o 5 era o seu algarismo da sorte. O clássico perfume Chanel n°5 é ainda um dos mais vendidos no mundo.
{gallery}designers{/gallery}