Art Déco foi um dos movimentos artísticos de maior influência do século XX , tem com base artística a Art Noveau, que tem por características as linhas com ondulações assimétricas e formatos orgânicos, como inspirações na natureza. Contudo, a Art Déco trouxe composições com linhas alongadas onde os formatos esféricos são plurais em meio a natureza abstrata.
Quando surgiu, a Art Déco foi uma expressão para a sociedade burguesa que preferia elementos luxuosos e nobres, um período no qual a sociedade vanguardista da época buscava um novo lifestyle e novas ideias. A popularidade do Art Déco atingiu seu auge nos anos 20 e 30, mas seu legado histórico e estilístico permanece.
Na decoração, esse estilo está presente nos mais diferentes espaços, seja no mobiliário, em quadros ou outros elementos decorativos que enriquecem a personalidade da casa. Cada vez mais evidentes nos projetos as características desse estilo, que soma linhas retas e formatos geométricos, o que resulta em forte personalidade decorativa.
Ao contrário de seu antecessor Art Nouveau, que explorava linhas onduladas e sem simetria com motivos florais, o Art Déco prioriza linhas retas ou esféricas, padrões geométricos e uma interpretação mais abstrata da natureza. Tudo isso envolto em composiçõe exuberantes e acabamentos luxuosos, como marfim, jade e laca. Materiais com brilho, como lacas e madeiras envernizadas, também dão esse clima ao décor sem exageros.
Quanto à iluminação, lustres exuberantes trazem de volta o glamour, enquanto luminárias indiretas garantem um ar intimista aos espaços. Para completar, estofados revestidos de veludo ou outros tecidos sofisticados fecham a decoração com chave de ouro – e também estão em alta ultimamente.