{gallery}Versacela{/gallery}
Para os amantes da moda, conhecer a casa que viveu Gianni Versace é muito interessante, ou melhor, super fashionista! É impossível caminhar pela mansão, comer apreciando a piscina com uma decoração tão única e não lembrar de Gianni Versace e suas criações que são o DNA da marca que hoje pertence ao grupo Michael Kors.
A Villa Casuarina, também conhecida como Mansão Versace, é uma propriedade americana construída em 1930, famosa por ter pertencido ao estilista italiano Gianni Versace de 1992 até sua morte em 1997. Está localizada na Ocean Drive, no distrito arquitetônico de Miami Beach, na Florida. Desde 2015, foi adaptada e opera como um hotel de luxo conhecido como The Villa, Casa Casuarina.
Série de sucesso nos Estados Unidos, “American Crime Story” (que tem na Netflix) mostra a mansão do famoso estilista italiano Gianni Versace, que foi assassinado na escadaria da mansão pelo serial killer Andrew Cunanan.
Na época de sua morte, o império de Versace foi avaliado em US$ 807 milhões e incluiu 130 boutiques em todo o mundo. Depois de abrir sua boutique em Milão em 1978, Versace rapidamente se tornou uma sensação no cenário da moda internacional. Seus designs usavam cores vivas, estampas arrojadas e cortes sensuais, que eram um contraste refrescante com o gosto predominante pelas cores suaves e simplicidade.
Sua estética “combinou o classicismo luxuoso com a sexualidade aberta”, atraiu muitas críticas além de elogios. Gianni é citado dizendo: “Eu não acredito em bom gosto”, o que se refletiu em seu “descarado desafio às regras da moda”. Um ditado tornou-se referência atual da famosa rivalidade de Versace com Giorgio Armani: “Armani veste a esposa, Versace veste a amante”.
A mansão fica na badalada Ocean Drive, uma avenida da orla com barzinhos, hotéis de luxo, carros caríssimos e muita gente bonita – e turistas, claro. Com dez quartos, 11 banheiros e uma piscina revestida com ouro 24 quilates, a mansão é uma das mais caras da área.
Responsável pela construção, o arquiteto Alden Freeman queria uma maneira rápida de se movimentar pela propriedade e por isso instalou passagens e portas secretas. Os hóspedes, infelizmente, não podem usá-las, mas Gianni costumava usar um atalho que ia de seu quarto a um lounge para eventos.
Funcionando como um hotel de luxo e, sim, é possível dormir na suíte do estilista pela “bagatela” de US$ 1 mil a diária. Alguns detalhes interessantes sobre a mansão. No jardim, uma estátua da Medusa – ícone da grife – foi importada de Reggio Calabria, na Itália, cidade onde Versace nasceu. E o vaso do banheiro, acredite, é esculpido em mármore, com tampa e assento com ouro 24 quilates.
Muitos dos móveis e objetos de decoração comprados por Gianni para seu refúgio particular foram leiloados por Donatella depois da morte dele. Além disso, dizem que há mensagens secretas no piso de azulejos próximo à piscina e que ele usava pombos-correio para enviar mensagens.
Os novos donos resolveram pegar carona na fama do estilista italiano e transformaram a casa em um hotel boutique inspirado nas histórias que Gianni viveu na casa. Quem não puder se hospedar, pode reservar uma mesa no restaurante Gianni’s ou no Onyx Bar, clube intimista que serve aperitivos e foi construído no local onde ficava a cozinha do estilista. Tive a oportunidade conhecer o Gianni’s, que foi aberto ao público em 2015, e saborear um almoço de sábado super legal.
Quem come no restaurante pode conhecer o jardim com mosaico decorado com figuras mitológicas, como a Medusa que Versace tanto amava e que se tornou a logomarca da maison, a piscina e as salas do térreo. Foi o que fiz. Se você gosta de fashion e história, vale a pena a visita.