Composê, mix de estampas e tecidos e combinações de texturas variadas. São tendências na decoração que vieram para ficar. usamos um mix de estampas e texturas, cores variadas ou também monocromáticas. Mas para o resultado ficar harmônico é preciso tomar alguns cuidados. Atualmente, as regras não são tão rígidas podemos usar da criatividade do bom senso e harmonização do conjunto misturando estampas variadas, listas, xadrez e outros. Na década de 80 foi dominante o exemplo típico da época é o liso + estampado tornando assim um clássico sem erro de errar.
Hoje podemos ousar mix de estampas e texturas. Floral com risca de giz, estampas maiores e menores, couro com pelúcia são apenas algumas das combinações que vemos. Se for usar estampas, procure investir em peças que podem ser facilmente trocadas ou encapadas, como almofadas, tapetes, pufes e mantas. Assim, se você decidir mudar a decoração, não irá gastar tanto, nem terá muito trabalho para dar um toque diferente ao ambiente.
Muitas pessoas preferem não arriscar na hora de decorar um ambiente por medo de exagerar na dose e acabar com um espaço carregado demais. O segredo é absorver as tendências e deixar que o seu estilo pessoal fale mais alto. Não adianta você seguir o que está em alta e não se sentir confortável em sua própria casa.
Os três aspectos básicos para observar na hora de escolher estampas em um ambiente são o tamanho da estampa (proporção), cores que elas tem em comum e o aspecto visual são chamadas combinações composês incluem uma estampa principal e outras que não seguem o mesmo padrão que a primeira, mas se harmonizam listras também se combinam maravilhosamente com florais, sobretudo os grandes.
Zigue-zagues, também conhecidos como Chevron, permitem misturas mais soltas entre si, como diferentes tamanhos, traços e cores. Tanto no composê quanto na estampa coordenada, o segredo é encontrar algum elemento de harmonia entre eles. Isso em geral acontece por meio da combinação de cores.
Pelo menos uma cor deve ser repetida em todas as estampas e texturas. Outro artifício e que sejam complementares ou pertencerem à mesma paleta, como a pastel, por exemplo. uma flor azul turquesa de um tecido e bolas também turquesas de outro, por exemplo.