Certamente a Ceia de Natal é uma das tradições mais importantes das festividades natalinas. Ela se destaca tanto quanto a árvore de Natal ou a troca de presentes características desse período. Segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar portas das casas abertas no dia de Natal.
Mas você sabe qual a origem da Ceia de Natal e seus pratos típicos? Por mais que a ceia de Natal seja atribuída ao nascimento de Cristo, pode parecer estranho mas a origem da ceia de natal é de tempos bem anteriores a Jesus e aos registros bíblicos do novo testamento.
Os povos pagãos comemoravam a data por ser o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, onde os banquetes natalinos eram preparados em comemoração a esse solstício entre os cidadãos da aldeia e também como forma de presentear os entes queridos.
Era também um antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos que confraternizavam junto a família hospedeira. Esses costumes foram se espalhando por diversos locais do mundo, com cada região acrescentando sua peculiaridade alimentar.
Acima de tudo, a ceia de Natal encanta pelos pratos de comida sofisticados e típicos desse período de ano. Além disso, ela é conhecida por só poder ser saboreada depois da meia noite, do dia 24 para 25 de dezembro. Para essa comemoração era preparada basta comida, composta por diversos pratos. E a celebração de forma tradicional faz todas diferença.
Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países.
A seguir os principais pratos presentes na ceia de Natal, com uma mistura perfeita de opções para ter uma ceia com pratos americanos e brasileiros:
- Peru;
- Leitão;
- Arroz;
- Farofa;
- Castanhas;
- Nozes;
- Salada Tropical;
- Frutas;
- Bolinhos de Bacalhau;
- Vinhos;
- Champagne etc.