Em filmes e seriados norte-americanos é comum vermos os personagens celebrando o Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças foi declarado feriado nacional em 1939 pelo presidente Roosevelt, comemorado na última quinta-feira de Novembro. Sua origem é de 1620, quando imigrantes ingleses comemoravam uma farta colheita em uma plantação em Plymouth, Massachusetts, e convidaram os índios nativos americanos para dividir os alimentos e celebrar com eles. Conheça o menu da celebração.
PERU – TURKEY
O peru pode ser assado (mais comum) ou frito por imersão, sendo geralmente servido inteiro, com farofa ao seu redor ou em seu recheio. Esse prato é o foco da mesa.
FAROFA – STUFFING
O recheio do peru pode ser o stuffing, uma mistura de pão picado com temperos, cebola, entre outros ingredientes. Ela também pode ser servida como acompanhamento.
PURÊ DE BATATA – MASHED POTATOES
Para acompanhar a estrela do jantar, o peru, o purê é feito de forma tradicional, como conhecemos, ou com ingredientes especiais para se tornar ainda mais delicioso. Bacon, alho, cebola, queijo, entre outras adições são comuns nessa preparação.
MOLHO – GRAVY
O gravy é comum nos países colonizados por ingleses e também é servido nessa data, para ser derramado sobre o peru. Aliás, o molho é feito à base da gordura que saiu de alguma carne em uma preparação da mesma, e, nesse caso, é a do peru. Depois, prepara-se com manteiga, farinha para dar consistência e temperos.
GELEIA DE OXICOCO – CRANBERRY SAUCE
O cranberry (conhecido em português como oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho, entre outros), é utilizado como o ingrediente principal da compota (ou geleia) servida no Thanksgiving. Ela pode acompanhar os alimentos salgados no prato, para dar o contraste agridoce ao paladar.
TORTA DE ABÓBORA – PUMPKIN PIE
Já partindo para as sobremesas, a torta de abóbora é também tradicional na data. Ela geralmente tem como ingredientes: ovos, farinha, açúcar, canela, essência de baunilha, entre outros.