Texto de Laine furtado
@fashionandtravelreporter
Se é sua primeira vez em Paris, você provavelmente vai querer passar algum tempo na famosa Torre Eiffel, o Louvre e Notre-Dame, mas não perca outras joias notáveis da cidade, como o Museu d’Orsay, os Jardins de Luxemburgo ou Le Marais. Não há como você fazer tudo isso – passeios em museus, compras, exploração de distritos, assistir ópera – então planeje seu próprio itinerário, agrupando atrações próximas e veja Paris em seus próprios termos. Ou, reserve um passeio guiado para explorar a cidade com a ajuda de um local. Como estávamos em Paris para cobrir a Paris Fashion Week, fomos rever alguns pontos turísticos da cidade e visitamos vários lugares mesmos turísticos como a Fundação Louis Vuitton, a casa de Yves Saint Laurent e a exposição da Dior, que é verdadeiramente iconica. Fomos comer em alguns lugares super badalados como o Cafe de Flore e o L’avenue. Confira o roteiro que fizemos pensando na sua próxima visita a Paris.
TORRE EIFFEL
O imponente monumento criado pelo engenheiro Gustave Eiffel, inaugurado em 31 de março de 1889, é parada obrigatória na capital francesa. A Torre tem cerca de 300 metros de altura, 7,3 mil toneladas de ferro e foi planejada para o centenário da Revolução Francesa. A belíssima estrutura recebe 7,5 milhões de pessoas todos os anos e pode ser vista de vários cantos da cidade.
CATEDRAL NOTRE DAME
Outra dica entre os principais pontos turísticos em Paris é a belíssima e histórica Catedral de Notre Dame, situada na Île de la Cité, no centro da capital francesa. Construída em estilo gótico, a catedral tem mais de 700 anos e é rodeada de mistérios, além de ser super alta. Desde o incêndio que ocorreu em 2019, ela está fechada para visitação. Porém, ainda assim vale a pena vê-la e tirar fotos de seu exterior, que é deslumbrante. Hoje, a Catedral é considerada o Marco Zero de Paris, e a partir dela são marcadas todas as distâncias geográficas da França. Apesar de estar em reforma, vale a foto.
ARCO DO TRIUNFO
A construção do Arco do Triunfo teve início em 1806, a mando do imperador Napoleão Bonaparte, mas a obra, criada para celebrar a glória dos heróis de guerra, só foi inaugurada em 1836, no reinado de Luís Filipe. São 50 metros de altura e diversas esculturas adossadas aos pilares. Também estão gravados nas paredes do local nomes de batalhas e de generais de guerra. Do terraço panorâmico do monumento é possível admirar uma bela vista de Paris.
AVENIDA CHAMPS-ÉLYSÉES
Passando pelo Arco do Triunfo, você chega a uma das mais largas e famosas avenidas do mundo, sempre pontilhada de turistas. A Avenida Champs-Élysées é sinônimo de sofisticação e de luxo, por isso vale a pena reservar um tempinho para explorar as lojas de grife concentradas ali, como Louis Vuitton, e fast fashions como Zara. E aproveite para conhecer a Avenue Montaigne, famosa por ter todas as lojas de grife como Chanel, Saint Laurent, Prada, Akris, e tantas outras. No final da Avenue Montaigne fica o famoso restaurante L’avenue, um point fashionista da cidade.
PALÁCIO DE VERSALHES
O Palácio de Versalhes está localizado na cidade de mesmo nome, a cerca de 22 km de Paris, e é um ponto turístico imperdível. No local, também conhecido como Castelo de Versalhes, há mais de cem cômodos que demonstram o estilo luxuoso da antiga residência real, enquanto quase outras centenas de quartos, em 10 mil m², exibem a notável coleção de pinturas e esculturas do museu da história francesa. O passeio pelo Palácio de Versalhes é incrível e único, indispensável para conhecer mais sobre a história da França através dos próprios olhos e ver objetos raros. Não deixe de ver os cômodos “apartamento do rei” e a galeria dos espelhos. E aproveite para lanchar no restaurante La Petite Venise, que fica no final dos jardins de Versallhes.
MUSEU DO LOUVRE
O Museu do Louvre é o museu mais famoso e visitado do mundo. Inaugurado em 1793, o Museu do Louvre recebe em média 9 milhões de visitantes todos os anos. O seu acervo conta com mais de 380 mil objetos, que vão desde relíquias do antigo Egito até mesmo pinturas modernas, com destaque para a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Ele encanta a todos os visitantes.
MUSEU YVES SAINT LAURENT
A casa de alta costura Yves Saint Laurent é hoje o lar de um museu dedicado a um dos designers mais icônicos do século XX. Ao longo de sua visita, esta vasta mansão do Segundo Império pretende desvendar alguns dos segredos por trás do trabalho do grande designer – ajudado pelo fato de que Saint Laurent arquivou meticulosamente todo o seu trabalho desde que abriu sua casa de alta costura em 1961. O acervo do museu inclui 5.000 peças de roupa, 15.000 acessórios e dezenas de milhares de esboços, placas de coleção, fotografias e outros documentos. O acervo do museu, bem como suas exposições temporárias sempre renovadas, explora o gênio criativo do couturier através de uma seleção de cerca de 50 peças de alta costura, além de acessórios, esboços, fotografias e filmes.
FUNDAÇÃO LOUIS VUITTOM
A Fundação Louis Vuitton em Paris é uma verdadeira obra-prima da arquitetura de Frank Gehry. Uma visita absolutamente obrigatória para aqueles que entendem e apreciam a arte. A Fondation Louis Vuitton fundamenta seu compromisso com as artes contemporâneas dentro de uma perspectiva histórica. O Grupo LVMH e suas empresas abriram um novo capítulo em sua história de patrocínio com a criação da Fondation. O prédio em si foi inaugurado em 24 de outubro de 2014, resultado de quase 25 anos de compromisso com as artes, cultura e patrimônio. Aproveite para fazer um lanche no restaurante da fundação.
LA SAMARITAINE
Depois de 16 anos de extensa obra de renovação, ‘La Samaritaine’ reabriu ao público. O edifício art nouveau foi inaugurado pela primeira vez em 1910, com uma extensão art déco após em 1928. por razões de segurança, a loja de departamentos foi fechada em 2005, e agora, quase um século após sua primeira construção, o edifício reabre suas portas com uma esplêndida reforma que se casa com características arquitetônicas originais com intervenções contemporâneas. Esta loja de departamentos tem as marcas mais famosas do mundo, uma arquitetura maravilhosa e cinco restaurantes que oferecem uma atmosfera fashionista. Super vale a pena conhecer.