Texto de @lainefurtado
@fashionandtravelreporter
A semana de Alta-Costura de Paris primavera verão 2023 mostrou o que há de mais luxuoso e exclusivo na indústria da moda internacional. Os tons neutros predominaram nos desfiles, com poucas marcas como Valentino, Patou, Armani Privé, Aliéte e Alexis Mabille. Destacamos a alfaiataria desconstruída, os cortes básicos, as sobreposições, cintura marcada, brilhos e pedrarias, tecidos fluídos, metalizados, veludo, volume e excentricidade. Confira os looks que separamos como destaques desta semana de Alta Costura de Paris
VALENTINO
O diretor criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli, continuou a ultrapassar os limites da alta-costura com sua coleção Le Club Couture SS23. O glamour das listras, as bolinhas, os babados, os sinais mais clássicos da alta-costura, mas ressignificados de uma maneira diferente com muito equilíbrio. A coleção de Valentino foi colorida, brilhante e sexy. Destaque para as peças com laços, cores e brilho.
CHANEL
O apartamento de Gabrielle Chanel na 31 Rue Cambon é a inspiração para a mais recente coleção de Alta Costura de Virginie Viard. Em particular, a iconografia animal que foi interpretada pelo artista Xavier Veilhan no set da mostra. Os conjuntos e vestidos de saia Tweed são adornados com várias criaturas que refletem a brincadeira sartorial da Chanel em toda a coleção. A linha elegante gradualmente transita para de transparência, onde rendas Chantilly florais e babados de organza dão uma sensação de leveza, como na foto. E ainda, roupas de desfile e circo também foram destacadas, com capas e jaquetas de cauda renderizadas com uma técnica elaborada do ateliê de alta-costura da Maison.
DIOR
A mais recente coleção de Alta Costura de Maria Grazia Chiuri, a Dior SS23 para a Alta Costura de Paris foi inspirada na artista afro-americana Josephine Baker, que fez seu nome em Paris na década de 1920. Tendo como pano de fundo um cenário projetado em colaboração com a artista afro-americana Mickalene Thomas, a coleção capturou o ícone glamouroso que incorporou a modernidade da década de 20. Vestidos inspirados em roupões, vestidos espartilhos e sobretudos com cinto e laços. Chiuri também adiciona toques femininos, incluindo apliques florais em tops puros e borlas divertidas balançando nas bainhas de saias volumosas. E vestidos de renda como o escolhido para este editorial de moda.
GIAMBATTISTA VALLI
A coleção Primavera Verão 2023 de Giambattista Valli foi apresentada no centro de Paris, na Place Vendôme. O desfile começou com os looks mais desejáveis em baby pinks (foto), amarelos, baby blues, brancos creme com estampas rosa rosa, laranja profundo, vermelho ardente, pretos, dourados emparelhados com prata e pêssego blush. Muito tafetá e tule fizeram parte desta coleção de Giambattista Valli que revelou silhuetas e looks extragavantes e românticos que cativam e encantam.
ALEXIS MABILLE
Alexis Mabille é obcecado por cores dramáticas. “É como uma terapia, um símbolo de liberdade, felicidade e diversão”, disse Mabille nos bastidores antes do show. A coleção Color Addict resume o conceito de Alexis nesse desfile super colorido. Ele abriu o desfile com vestidos em meios-tons dourados. Mabille se ilumina quando ele descreve “pintar todos os diferentes tipos de mulheres” (e ele ama todas elas!) ou se esforça para expressar a textura da cor por meio do design, com peças sob medida, flou, longo, curto, desconstruído, fluido, drapeado, plissado. Muito luxo e muita classe nessa coleção.
VIKTOR & ROLF
A coleção SS23 Haute Couture da Viktor&Rolf foi apresentada com silhuetas transformadas em todas as direções. Voltando ao surrealismo, os diretores criativos Viktor Horsting e Rolf Snoeren queriam tomar “uma direção absurda em um vestido de baile de alta costura estereotipado para o século XXI. Foi um desfile de vestidos de tule dando uma ode aos grandes dias dourados da alta costura do século 20. Os vestidos em cores pastel são de tirar o fôlego e clássicos. Uma coleção feita para os tapetes vermelhos de 2023. Um desfile inesquecível e memorável que os experts da moda vão estar falando por um longo tempo porque causa do formato surreal de apresentação das peças.
ARMANI PRIVÉ
Inspirado por uma pintura de um Arlequim – um personagem cômico italiano em pantomima – Giorgio Armani juntou seu amor por enfeites e alfaiataria italiana para a coleção SS23 de Alta Costura. Setenta e sete peças foram centradas nesta única premissa e exibidas na passarela pintada diagonalmente quadriculada, como no vestido ao lado. Casacos elegantes, saias justas e vestidos sedutores brilhavam ao longo da passarela, exibindo o amor – ou obsessão – de Armani – por lantejoulas. Colarinhos de babados, capacetes e calças de balão, para citar alguns, eram acenos mais explícitos para o Arlequim. Enquanto isso, jaquetas cropped combinadas com calças de cigarro de tornozelo e vestidos ondulantes apareceram entre tudo, ilustrando a versatilidade de Armani ao criar a linha de parar o show.
JEAN PAUL GAULTIER
Na Jean-Paul Gaultier, o designer convidado Haider Ackermann assumiu o comando da coleção e entregou uma alfaiataria magistral. E teve de tudo, jaqueta adornada com uma ondulação de tule de penas, bustier retrabalhado num look com um terno elegante e vestidos pretos. Os casacos que chegavam ao chão apresentavam forros de seda azul-petróleo e verde brilhantes de pavão. Os sobretudos e agasalhos eram cobertos por camadas de lantejoulas metálicas. Com certeza, um desfile que foi um dos mais belos da Semana de Alta Costura de Paris. Na foto, o vestido tubinho em preto mostra a criatividade do designer, num look super moderno, clássico e atemporal.
ALEXANDRE VAUTHIER
O desfile de Alexandre Vauthier que apresentou a Couture Primavera-Verão 2023 teve jaquetas de terno como em vestidos perfeitamente adaptados. As jaquetas de couro mantiveram suas linhas oversized. Destaque para as lantejoulas XXL que adornaram vestidos assimétricos. Na passarela, macacões apertados, vestidos drapeados com capuz e peças curtas de tule estilo tutu em cores ultra-pop, que encerram o desfile. Na foto, o vestido com o recortes em prata, totalmente assimétrico, mostra a criatividade do designer, num look super moderno e com muita informação de moda.