Gucci celebra seu 102º aniversário com uma exposição intitulada “Gucci Cosmos”, que será realizada no Shanghai West Bund Art Center antes de iniciar uma turnê mundial. De 28 de abril a 25 de junho de 2023, a Gucci apresentará uma série de obras clássicas desde sua fundação em 1921.
A exposição é composta por oito “mundos” imersivos com experiências sonoras, visuais e cinéticas avançadas. Cada espaço da exposição apresentará uma coleção de peças que influenciaram gerações desde o surgimento da marca, todas provenientes dos arquivos da Gucci em Florença. A curadoria da exposição fica por conta da crítica de moda italiana Maria Luisa Frisa.
Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, afirma que a exposição “levará os visitantes a uma viagem cativante pelo passado, presente e futuro da casa”. Além disso, ele ressalta que “Gucci Cosmos” é uma verdadeira celebração da evolução da marca ao longo de seus 102 anos de história.
Nos últimos anos, a Gucci organizou diversas exposições na China e começou a recrutar embaixadores da marca local para atrair o público chinês. Atualmente, a Gucci possui 99 lojas na China continental, incluindo filiais associadas às suas coleções de relógios e joias. A decisão de iniciar a turnê mundial em Xangai demonstra o foco e o compromisso contínuos da Gucci com o mercado chinês. Em 2021, a casa de moda italiana organizou uma etapa de sua exposição mundial “Gucci Garden Archetypes” em Xangai como parte de seu 100º aniversário.