Se hoje podemos saborear um prato delicioso de Bacalhau, devemos isso aos Vikings. Atualmente, existem vários tipos ou espécies de Bacalhau. O do Porto ou Gadus Morhua é considerado o melhor tipo de bacalhau e isso reflete tanto em seu sabor quanto preço, porém, é um prazer que vale a pena investir. O lombo do bacalhau é a parte central, mais grossa e mais nobre do peixe. Composto de partes altas e nenhuma espinha, possui um corte perfeito para pratos requintados. Já o filé é ótimo para ser assado ou usado em postas, uma parte que não é tão nobre mas, sem dúvida, é deliciosa. Tanto uma como a outra são muito utilizadas em pratos típicos portugueses, e foram incorporadas à nossa alimentação ao longo dos tempos.
RECEITA PORTUGUESA BACALHAU À GOMES DE SÁ
INGREDIENTES
bacalhau
batatas
água e sal
azeite
cebolas
ovos
azeitonas
MODO DE PREPARO
Cozinhar o bacalhau em água com uma pitada de sal. À parte cozer batatas em cubos e 2 ou 3 ovos, em água também temperada de sal. Escorrer tudo e desfiar o bacalhau. Colocar num pirex o bacalhau e as batatas e misturar tudo. Fazer uma cebolada com cebola cortada em rodelas e bastante azeite, temperando com uma pitada de pimenta.
Deitar no tabuleiro onde estão o bacalhau e as batatas, envolvendo de modo a que a cebola e o azeite se misturem bem nos restantes ingredientes. Decorar com os ovos cozidos em rodelas e algumas azeitonas e levar ao forno a gratinar até os ovos ganharem cor.