Texto de Laine Furtado
@fashionandtravelreporter
Porto, highlighs de uma jornalista de moda de viagens. Posso dizer que a cidade portuguesa entrou, definitivamente, na rota dos turistas de todo o mundo. Patrimônio da humanidade desde 1996, a cidade lusitana destaca-se no continente europeu por conta dos seus monumentos arquitetônicos bem preservados, a boa gastronomia e o clima agradável. A cidade fica no Norte do país lusitano, quase na fronteira com a Espanha, muito conhecida pela rica arquitetura, com igrejas, parques, bairros e monumentos históricos. Uma experiência única que os turistas guardam para a vida toda.Veja como foi nosso roteiro no Porto, com direito a andar de teleferico em Gaia e passear pelos principais pontos da cidade.
LIVRARIA LELLO
Visitar a Livraria Lello estava no topo da minha lista de pontos turísticos em Porto. E este foi o primeiro lugar que fomos conhecer. A Livraria Lello é famosa tanto pelo prédio como pelo espaço, e sua história. Construído em 1906 pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, o edifício da Livraria Lello está repleto de detalhes arquitetónicos únicos!
Muito mais do que uma livraria, a Lello é uma atração turística, destacando-se pela sua arquitetura exuberante em estilo neogótico. Com mais de 100 anos de história, a livraria está em pleno funcionamento e recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes.
Segundo informações do Trip Advisor, a revista Travel + Leisure colocou a Livraria Lello no topo da lista das livrarias mais “cool” do mundo; a CNN considera a Lello a livraria mais bonita do planeta; a revista Time, o jornal The Guardian, a editora de guias de viagens Lonely Planet, todos a têm reconhecido como uma das mais belas do mundo pelo seu ímpar valor histórico e artístico.
CATEDRAL SÉ DO PORTO
Fomos conhecer a Catedral Sé do Porto, uma igreja católica romana localizada no centro histórico da cidade do Porto, em Portugal. A catedral é um dos monumentos mais antigos da cidade e um dos mais importantes monumentos românicos locais. A Sé do Porto tem uma estrutura romano-gótica, dos séc. XII e XIII, tendo sofrido grandes remodelações no período barroco (séc. XVII-XVIII). Veja a foto na abertura da materia.
CAPELA DAS ALMAS
Outra atração imperdível quando falamos de pontos turísticos em Porto é a Capela das Almas, que tem o seu exterior todo revestido por quase 16 mil azulejos lindíssimos e que cobrem uma área de 360 metros quadrados! Nem precisa entrar na Igreja para apreciar a parte mais bonita dela
ESTAÇÃO DE S. BENTO
A Estação de S. Bento, no Porto, é uma excelente opção de partida ou de chegada para quem aprecia beleza enquanto espera. Poderá ter sido mesmo esta estação o argumento para o povo contrariar, com o quem espera sempre alcança, o desespero da espera. Porquê? Porque na Estação de S. Bento há azulejos, datados do início do século vinte, pintados de história e repletos de beleza que avivam a curiosidade por quem lá repete os passos mesmo antes de apanhar o comboio. Jorge Colaço, o azulejador artista mais popular em Portugal da época, sabia disso.
VOGUE CAFÉ PORTO
Nossa experiência no Vogue Café Porto foi maravilhosa e super fashionista. O restaurante oferece a oportunidade de entrar na atmosfera da revista Vogue, um mundo de emoção, luxo e sofisticação! O menu representa o melhor da cozinha europeia moderna e a decoração parece ter saído diretamente das páginas da revista Vogue. O lugar é um point para os amantes do mundo da moda. Para uma jornalista fashionista, este foi, com certeza, um dos destaques da nossa viagem ao Porto.
JANTAR NA RIBEIRA
A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade do Porto, em Portugal. Localizada na freguesia de São Nicolau, junto ao Rio Douro, faz parte do Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO. É, atualmente, uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes. Exploramos a Ribeira e jantamos no Chez Lapin, um restaurante super famoso no Porto por receber celebridades. Tivemos a oportunidade de comer na sala privada do Chez Lapin, a preferida de Cristiano Ronaldo quando visita o Porto, não só pela privacidade, mas comida portuguesa e vista do Douro.